quarta-feira, dezembro 24, 2008

Acho que "salvei o Natal" de alguém

Na confusão do cancelamento de um vôo, que já era escala, em Salvador, arrumou-se uma confusão. As pessoas se aglomeravam em busca de uma informação.

-E minha conexão para Porto Alegre?
-Eu tenho prioridade!
-E as crianças, e o Natal?!

O rapaz da companhia aérea, trazia informações e conseguia tratar a todos com educação e firmeza. Não importa se realmente fôra um defeito e a peça viria de São Paulo, ou tratava-se de "safadeza" da empresa.

Alguns foram encaixados em outro vôo que os levaria -sim, com atraso- a seu destino, com outra escala. Logo atrás de mim, uma senhora resmungava, demonstrando óbvio mau humor:
-Que bagunça, que desorganização!...

Eu me senti à vontade para argumentar:
-Considerando as fragilidades do ser humano, até que tudo está correndo muito bem. E o rapaz do balcão, fala a verdade, deu um show e foi muito eficiente, não é?!

Ela ficou dez segundos pensando. Abriu um sorriso.
-Não é que é verdade?

Fiquei com a sensação de que aquele pequeno transtorno, que teria estado presente nas festas de Natal daquela senhora, encerrou-se ali.

Um dia você descobre que dez anos se passaram...

And then one day you find
Ten years have passed behind you
No one told you when to run
You missed the starting gun...


Dez anos são uma contagem interessante para avaliar resultados.
Onde você estava há dez anos? O que fazia, com quem costumava se encontrar?

Quais eram seus planos? Você tinha planos?

A música de Pink Floyd fala de alguém que não teria percebido a passagem de um década. Ninguém o teria avisado que deveria correr e ele teria perdido o "tiro de largada". Fica a sensação de vazio. É perturbadora a possibilidade de ficar dez anos no mesmo lugar.

Não importam as décadas passadas, agora. Há muitas décadas à frente. Quando correr? Quando aguardar? Quando desacelerar? Especialistas são unânimes em afirmar: obtêm sucesso aqueles que têm metas, mesmo que sejam corrigidas com freqüência. Sugerem que os "planos de vida" estejam escritos e sejam relidos quase diariamente. O que estaria contido no seu planejamento da próxima década?