domingo, dezembro 28, 2008

Adoção pelo avesso


O jornal O Estado de São Paulo de ontem -ou anteontem- trouxe uma reportagem inacreditável. Pais e mães que teriam adotado crianças as estariam devolvendo!

-Quando minha filha adotiva de 7 anos bateu em minha filha de 9 eu percebi que não estava preparada para a adoção...

-Eu imaginava que a criança adotada dedicaria eterna gratidão a nós, e a agressividade, a rebeldia que ela tem demonstrado nos choca profundamente...

-Quando eu me surpreendi imaginando que meu filho adotivo poderia ter herdado um temperamento agressivo de seus pais eu entendi que não deveria ter adotado uma criança...

O que eles esperavam, afinal?!

Imagina-se que a adoção não deva ser algo a serviço de vaidades. Crianças, adotivas ou não, podem ter problemas. Muitas vezes os problemas são causados pelas atitudes dos pais, sim, aqueles que as criam. Outras vezes podem se manifestar independentemente da origem biológica. Esta covardia, declarada, de alguns pode simbolizar o despreparo para lidar com a questão da auto-estima dos filhos. Pode ser o sinal de que há uma geração inteira com a auto-estima comprometida.

Há um livro que costumo recomendar a todos: "A Auto-estima do seu Filho", Dorothy Briggs, Editora Martins Fontes. Mães, pais, professores... Todos deveriam ler este livro. Na verdade, enfrentamos, com essa leitura, questões profundas da nossa própria auto-estima!

Há quem diga -alguns especialistas- que é nesse universo que reside uma das soluções para a humanidade...