quarta-feira, dezembro 31, 2008

A física do desacelerar

Pense na diferença entre a velocidade e a aceleração. Você pode estar correndo, mas se a velocidade estiver constante, a aceleração é zero. Se a velocidade estiver aumentando, aí, sim, há aceleração.

Ao iniciar uma redução da velocidade, você está desacelerando. Isto não significa parar. Significa "escolher uma nova velocidade", uma que seja mais adequada a seu momento.

Terceira tendência: ecodesenvolvimento

Definitivamente, está na moda. Isso quer dizer que está "quase na boca do povo". A revista IstoÉ apontou como uma das 5 tendências para a nova década -sim, 2009 será o último ano da primeira década do milênio- a busca por soluções alternativas e, claro, sustentáveis, de baixo impacto socioambiental, que poupem recursos naturais, para processos tradicionais de: construir, consumir, produzir, gerar energia, locomover-se...

As indústrias estão em plena fase de pesquisa e os profissionais engajados nesse tema sairão na frente. As empresas cada vez mais precisam mostrar ao público -que efetivamente consome seus produtos- que tomam medidas concretas e eficientes para aliviar o impacto negativo em todo o ciclo de vida de seus produtos: coleta da matéria prima, transporte, refinamento e produção, embalagem, transporte e comercialização.

Já não é luxo pensar em construir uma caixa d'água exclusiva para água de chuva, ou um sistema de descarga sanitária que permite utilizar 2 ou 4 litros, conforme o conteúdo. Placas solares que fornecem energia elétrica já são realidade. Tijolos que não são queimados (e, claro, não usam carvão no processo) já estão disponíveis. "Madeira" produzida utilizando como matéria prima plásticos descartados de várias origens já é vista em decks e móveis públicos. Hotéis e pousadas destacam-se pela sua preocupação socioambiental, e isso significa, também, respeito e valorização da cultura local, além do cuidado com rios, manguezais e praias.

É, esta realidade bate à nossa porta. Vamos abir e deixá-la entrar?