domingo, janeiro 25, 2009

Educação em evidência


Recebi e aceitei convite para fazer parte do grupo de escritores do Jornal Mileto, que deve ser lançado em breve. Educação e Psicopedagogia. Parece uma proposta séria e muito bem intencionada.

Educação Física, educação socioambiental, vivência do coletivo. Meus temas se interligam e me desafiam. Ótimo. Adoro isso!

Você quer algo que nunca teve?

"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez".

Recebi esta frase, hoje, numa mensagem aleatória, de um primo que não vejo há muito tempo. Pus-me a pensar.

Uma das 7 Leis, que já descrevi aqui (Deepak Chopra) reforça o sentido e diz que somos responsáveis por tudo que nos acontece e que tornamo-nos resultado de nossas decisões no passado. Claro, seremos, então, o que estamos programando hoje, em nossas ações e, também, decisões.

A idéia é que para usufruirmos de algo novo, material ou não, teríamos que alterar nossa "programação".

Todos conhecem pessoas que reclamam de sua vida, sua rotina, seus amigos, seu emprego, sua conta no banco, de falta de carinho, de perspectivas... Ajude-as. Procure mostrar que o primeiro passo para receber, ou obter, o que deseja é abrir-se para a mudança, para a possibilidade de agir diferentemente do que tem agido. E, justamente, não insitir de maneira cega exatamente no mesmo "padrão de procedimento"...

Quando o resultado de uma ação é insatisfatório, devemos mudar a ação em si.