terça-feira, fevereiro 17, 2009

Portas abertas para o bom-humor

Tenho refletido sobre esta arte: o bom humor. Meus filhos trocaram de escola e a pergunta foi inevitável, após o primeiro dia de aula:

- Gostaram?

- Adorei! As professoras são... Engraçadas!

E desandaram a descrever tudo que aprenderam. E aprenderam mesmo. Riram quando lembraram-se das professoras. Estavam felizes, verdadeiramente. Pensei: "como deveria ser antes? Será que a imagem deles de 'professoras' era de alguém carrancudo, de mal com a vida?". Como foi importante para eles esta constatação, a de que "professores podem ser engraçados"...

Eu, mesmo, uso e abuso do humor em minhas palestras, apresentações, dinâmicas. Aprendi e sei que uma piada é um risco, pois se a audiência já a conhece, você passa por tolo. E, pior, se eles não entendem a piada, você passa a explicá-la... Piada não se explica. Mas, de qualquer forma, acredito que tenho tido equilíbrio na dose de humor nos eventos. Mesmo os mais sérios.

Como no caso da mais recente audiência do Plano Diretor Municipal de Itapebi. Comandei o evento, apresentando todo o resultado do que chamamos de "cenário propositivo", ou seja, as propostas que deveriam estar contidas no projeto de lei. À minha frente, diversas autoridades, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais... O clima foi muito bom, pois tentei fazer de uma leitura que poderia ser cansativa e entediante, uma conversa dinâmica e alegre. No final, perguntei a todos a nota que dariam à reunião. Em geral as notas foram, realmente, altas, o que mostrou que tinham estado atentos e satisfeitos. Aí, um vereador levantou-se e disse, tentando dar um ar solene ao que ia falar:

- Muito obrigado, sr. Fred, a gente aprendeu muito, foi bastante interessante. O que mais me chamou a atenção é que eu nunca esperava uma pessoa assim, como o senhor, assim... Engraçada.

Todos riram muito. Fiquei com a certeza de que consegui abrir portas para transmitir meu recado, assim como as professoras de meus filhos.

Por falar nisso: as portas andam abertas ou fechadas, para você? Experimente "bom-humor".