quarta-feira, março 25, 2009

Conversas com o subconsciente


Estive relendo uma das obras que, agora tenho certeza, mais influenciaram minha maneira de pensar. O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy, que desde a década de 1960 foi republicado dezenas de vezes.

Dentre outros exemplos, achei especialmente interessante Murphy comparar o consciente e o subconsciente com o comandante de um navio e sua equipe. Assim: a tripulação encarregada de acionar as máquinas obedece cegamente as instruções do comandante. Da mesma forma, o encarregado do timão mantém o rumo por ele determinado, sem questionar. Portanto, se o navio navega rumo a uma colisão com toda a força, a responsabilidade não é da tripulação e, sim, do comandante.



É uma forma de descrever sua teoria de que os comandos que nosso consciente (o comandante) envia ao subconsciente (a tripulação) são assimilados e assumidos como verdade e transformados em realidade pelas nossas ações, reações e comportamentos.

Os comandos podem ser palavras ou pensamentos:

- Eu tenho muito azar nos negócios!

- Eu nunca vou conseguir comprar uma casa para morar!

- Ninguém se interessa por mim!

Que, inevitavelmente, são "captados" pelo subconsciente. E ele, obediente, os transforma em ações, como a tripulação do navio. Todos os esforços são feitos para cumprir cada comando do consciente.

Murphy sugere que prestemos atenção às mensagens que enviamos a nosso subconsciente. Podemos escolher o que iremos colher ao selecionar as sementes. Quais são as sementes que você tem espalhado em seu subconsciente? Ops! Em seu jardim!