sexta-feira, abril 17, 2009

Planos Diretores de Itapebi e Mascote

As audiências finais serão nos dias 6 (Mascote) e 7 (Itapebi) de maio. Depois de muito trabalho e, principalmente, criatividade, os projetos de lei serão apresentados à comunidade.

Estão todos de parabéns! Não foi fácil. A metodologia para pequenos municípios não estava pronta. Tivemos que, simplesmente, elaborá-la. A população -e, mesmo, os políticos- desconfiaram, a princípio. Mas aderiram e deram demonstração de interesse coletivo. A equipe técnica superou dificuldades e apresenta, agora, um resultado magnífico.

Além de Mascote e Itapebi, foram concluídos os Planos Diretores Municipais Participativos de Barro Preto, Itapitanga, Arataca, Jussari, Ibirapuã e Itagimirim. Exemplos a serem seguidos.

Tempo criado

Há muito tempo me refiro com esta expressão a um dos mais espetaculares efeitos da prática regular de atividades físicas.

Pense assim: quando estamos sedentários -há muito tempo sem nos exercitar- o dia se arrasta. Acordamos cansados. O trabalho não rende. Às vezes temos que realizar uma tarefa várias vezes até que o resultado seja aceitável. No fim de tarde estamos acabados, quebrados, de mau humor. Exercícios? Nem pensar!

- Se já estou cansado sem, imagine com eles!...

Caímos na cama aguardando o novo dia, que será igual. Ou pior. É como se o dia tivesse 20 horas, apenas.

Se este é seu caso, ou de alguém que você conheça, proponho devolver a vocês as 4 horas que lhes foram tomadas. É o "tempo criado" pelo exercício. A princípio, existe, sim, uma cota de sacrifício -você já conseguiu algo importante sem esforçar-se?-, mas após alguns dias, o dia será maior. Se antes faltava tempo para o estudo, agora o tempo dedicado ao estudo renderá muito mais. As noites bem dormidas alterarão seu humor pelas manhãs. Os caminhos estarão mais livres e a sensação é unânime:

- Parece que o dia ganhou horas a mais...

É o tempo sendo criado.