segunda-feira, abril 20, 2009

MR MAGOO

Um exemplo que ilustra o texto a seguir. Mais diversão e... reflexão!

Cego na corda bamba...

Outro ensinamento de personagens de desenhos animados antigos...

Mr. Magoo -míster magú- é mais um daqueles tipos que dificilmente esquecemos. Figura simpática, este senhor careca, de olhos espremidos e que pensa não correr riscos nas mais arriscadas situações. Um inocente personagem que escapa de forma surpreendente de todas as "armadilhas" pelo caminho.

Ele vê no jornal a imagem de um bandido e conclui que é a de um detetive. Ele enxerga muito mal. E o pior: não assume esta deficiência e enfrenta grandes dificuldades. A graça é que elas acontecem sem que ele saiba, também!... Ele não percebe o risco e não percebe como se safa dele. No final, tudo acaba bem.


Sorte? Irresponsabilidade? Confiança?

Na ficção é assim. No desenho. Ele nos lembra que é bom abrirmos os olhos para os riscos e as armadilhas da vida. Não podemos fingir que eles não existem. Não podemos fingir estarmos preparados paa enfrentá-los.

Ao mesmo tempo, Joseph Murphy, nos ensina que é importante focarmos na solução e, não, no medo ou nos problemas em si. O medo seria a pré-materialização do fato temido, em nosso subconsciente, esta verdadeira "fábrica" do nosso futuro. Mr. Magoo não tem medo e isto pode explicar os "finais felizes"...

Às vezes é bom sermos um pouco "Mr. Magoo", aventureiros, meio cegos e confiantes.

Às vezes temos que tomar cuidado com o excesso de confiança e olhar bem para os lados e à frente e, decididamente, prepararmo-nos para o futuro!