quarta-feira, maio 13, 2009

Joseph Pilates: um pouco de história


O criador da técnica que hoje é praticada por milhares de pessoas em todo o mundo para corrigir postura, enrijecer musculatura e definir abdomen nasceu em Mönchengladbach, uma cidadezinha próxima a Dusseldorf, na Alemanha. Seu pai era um ginasta de sucesso e sua mãe trabalhava na área de saúde.

Foi uma criança muito doente -asma, febre reumática...- e, para recuperar-se, praticou esportes com tamanha dedicação que, aos 18 anos de idade, já era modelo para cartas anatômicas, tal a perfeição de sua forma física.


Mudou-se para o Reino Unido em 1912. Trabalhava como artista de circo, boxeador e como treinador de defesa pessoal de detetives da Scotland Yard, a polícia inglesa. Com o advento da I Guerra Mundial, como cidadão alemão foi detido e levado à Prisão da Isle of Man. Foi nesse ambiente que começou a desenvolver o que, a princípio chamou de "Contrologia". Estudou Yoga e os movimentos dos animais. Com as molas dos colchões desenvolveu equipamentos rústicos para treinar a si e seus colegas. Há registros de que ele e seus companheiros escaparam de morrer devido à peste negra de 1918 fortalecidos pela energia produzida por seu novo método de treinamento.

Ao final do conflito, retornou à Alemanha e contribuiu com especialistas em dança e exercícios, como Rudolf Laban e foi chamado a treinar oficiais do exército alemão. Supostamente decepcionado com os caminhos políticos e sociais de seu país, migrou para os Estados Unidos em 1925. No navio conheceu sua futura esposa, Clara.


O casal fundou seu estúdio em Nova Iorque e ambos ensinaram pessoalmente até os anos 1960. Já era um método que utilizava a mente para controlar músculos e com foco no core, a região abdominal anterior, cujos músculos internos, ativados, formariam uma "casa de força", a power house, um eficiente sistema de proteção da coluna vertebral.

George Balanchine e Martha Graham (em foto de 1935), grandes nomes da dança na época, foram alunos de Pilates e sempre confirmaram que deviam muito a eles.


Joseph Pilates faleceu aos 87 anos, em 1967. Num incêndio em seu estúdio. Conseguiu retirar todos seus equipamentos mas intoxicou-se com a fumaça.

Seus seguidores trataram de disseminar a técnica. A princípio houve disputa pela marca "Pilates", mas com a posição clara da Alta Corte americana de que "Pilates" era uma modalidade e, não, uma marca, a antiga "Contrologia" pode ser conhecida por praticantes em todo o mundo. Hoje, poucas são as academias que não oferecem Pilates como uma modalidade.

Em Ilhéus, tive o privilégio de ser o primeiro instrutor de Pilates. Muitos de meus alunos e amigos estão comigo há 6 anos. Resistem, permanecem e sabem que nossas aulas, nossos encontros são muito mais do que apenas "treinamento físico".