segunda-feira, junho 08, 2009

PROBLEMAS?


Aprendi que há estratégias para que os problemas sejam resolvidos. Uma delas, que eu sigo -pelo menos tenho tentado há anos!-, diz que, primeiro, precisamos "localizar" o problema. Depois, "dimensioná-lo". E, só então, partir para "neutralizá-lo". Parece simples, meio óbvio, não é? Veja, então que, mesmo com esta simplicidade toda, as pessoas teimam em tentar resolver suas dificuldades “pulando etapas”.

Você já parou para pensar que seu problema pode estar em outro lugar? Que você pode estar vendo apenas o reflexo dele, uma conseqüência, uma pequena parte visível dele. Onde, afinal, está o problema? Está em “gastar muito” ou em “ganhar pouco”? Está na “falta de tempo” ou no “excesso de tarefas”? Está no fato de “ter que agüentar tarefas maçantes” ou na “falta de experiência ou conhecimento”, que não te habilita a funções mais motivantes? Sim, pense: onde está o problema, na verdade?!


Certo, você já sabe onde está seu problema. Qual é, na realidade, a magnitude de sua dificuldade? Qual é sua dimensão? É um graaaaande problema, ou apenas parece ser? As pessoas estão valorizando demais, ou realmente estamos diante de um problema significativo? Uma eficiente maneira de dimensionar seu problema é imaginar quanto recurso –tempo, dinheiro, energia, suor...- parece necessário para enfrentá-lo. Ou, usar a teoria do “na pior das hipóteses”. O que de pior pode acontecer se o problema não for resolvido?


O problema está localizado e dimensionado. Você já sabe quantos soldados vai precisar, qual o tamanho de seu alvo e de quanta munição deve ter em estoque. É hora de agir. Vai procurar delegar mais e melhor suas tarefas, para poder realizar as importantes com atenção. Vai, também, fazer cursos e ler, para capacitar-se e merecer funções motivantes e mais agradáveis. Vai pensar em formas de gastar menos, se for difícil aumentar sua renda de imediato. Ou, ao contrário, vai focar em alternativas de aumento de renda, pois pode estar no limite de suas despesas. A diferença? Você estará enfrentando seus problemas com consciência!

Ômar Souki sugere o método dos 5 “i”s. Imersão, Incubação, Iluminação, Inovação e Implantação. Na próxima eu conto.