quarta-feira, junho 17, 2009

Ritos dos monges tibetanos (2)



Retorno a esse tema. A prática dos exercícios chamados "5 ritos" é vastamente analisada no "Livro 2", lançado em 2009. Não se trata de uma continuação do best seller "A Fonte da Juventude", de Peter Kelder, editado pela primeira vez nos EUA em 1939 e revisto pelo autor em 1985. É a confirmação. Uma radiografia da polêmica proposta de praticar 5 exercícios simples -mas vigorosos- e, com isso, promover rejuvenescimento.

A conclusão é bastante objetiva: cabelos, pele, coração, músculos, ossos, cérebro seriam beneficiados pela verdadeira "massagem" em 7 glândulas relacionadas ao crescimento e ao envelhecimento.

Finalização do Rito 5

No livro -o "Livro 2"- há uma pesquisa com praticantes recentes e antigos, leigos e médicos, céticos e aqueles que crêem fielmente... Há, também, uma revisão científica dos motivos que fariam deste conjunto de exercícios algo tão surpreendentemente mágico.

7 glândulas. 7 chacras. Os autores também criam uma referência entre a ciência ocidental e o conhecimento ancestral e milenar da cultura oriental.

Estou, sim, recomendando. São movimentos simples, de curta duração e bastante parecidos com exercícios de Pilates ou posturas de Yoga. Correção: Yoga e Pilates é que se parecem com eles. Uma questão de cronologia...

5 exercícios. A orientação é praticá-los diariamente. A princípio -no primeiro mês-, 3 repetições de cada. Na quinta semana, acrescente 2 repetições. Mais 2 a cada nova semana. Depois de algum tempo, você estará realizando 21 repetições. Você não precisará, segundo os autores, mais do que 21 repetições diárias de cada um dos 5 exercícios.

Há muito mais pessoas no mundo praticando do que podemos imaginar! Experimente e depois me escreva comentando.