quarta-feira, junho 24, 2009

Postura, coluna e estado emocional

Ainda em referência ao "Quem ama não adoece", há, ali, descrições que aproximam-se em muito à minha maneira de descrever a importância de se prestar atenção à postura e, por consequência, à coluna vertebral.

Dr. Marco Aurélio afirma que as "dores nas costas" merecem especial destaque pelo que "encerram de simbólico e pelo que influenciam a vida e o bem-estar das pessoas". Para ele, o bom funcionamento da coluna afeta a capacidade de levantar pesos, executar trabalhos e, até, na atividade sexual. Para ele (e também cita Haynal), a região lombar possui papel importante nas atividades básicas da vida, como "opor-se", "manter-se", "curvar-se", "ceder"... Seria o nó das lutas e dos fracassos.

Conclui, então, que situações que afetam a estabilidade e a segurança do indivíduo podem ser causadoras de dores nas costas.

E diz que a própria postura pode refletir o "estado de seu psiquismo", expressando uma linguagem corporal. Quem está triste apresenta uma postura arqueada, com os ombros curvados, como se carregasse "o mundo em suas costas". É uma posição que favorece o aparecimento de dores.

Cita Walters: No good back, no good job, no good home, no good anything. Ou seja, se as costas estão em mau estado, nada de bom emprego, bom lar, nada de bom...

Sim. E agora? Trato minhas costas, melhoro a postura e recupero a felicidade? Simples, assim?!

Não. As informações acima nos ajudam a compreender a origem de certas dores. E, portanto, os primeiros caminhos a serem percorridos para tratá-las. Por que estarei triste? Por que seria difícil para mim assumir essa tristeza? Ela é real ou imaginária? Será que exagero a importância do que a causa e desprezo tantas outras situações que podem me fazer muito feliz?

Corrigir a postura, alinhar seu movimento, cuidar se si, pode ser um importante passo para observar o mundo a partir de um ângulo diferente. E, em resposta, ser observado por ele -e todos- também diferentemente. Tenho acompanhado, no dia-a-dia, pessoas que, ao assumirem posturas diferentes, redescobrem seu mundo. Um círculo virtuoso, pois ao ganharem uma renovada auto-estima, corrigem ainda mais sua postura e preservam sua coluna vertebral e sua imagem, para si e para todos à sua volta!