segunda-feira, junho 29, 2009

Motivação e auto-estima



Quem me conhece sabe o quanto insisto na importância da auto-estima. É comum me ouvir dizer que o caminho em direção à solução para "a" crise mundial passa pelo cuidado com a auto-estima das crianças. o livro "A Auto-estima de seu Filho" é um dos que mais recomendo, até mesmo para quem não tem crianças em casa -com certeza tem uma dentro de si-.

J. Reeve, em "Motivação e Emoção", oferece uma abordagem diferente -ou complementar-. Ele confirma que a auto-estima está relacionada positivamente com a sensação de felicidade. Mas afirma que não há comprovação de que ela possa exercer qualquer influência sobre a motivação. É como se a auto-estima fosse um "indicador", uma consequência de sucessos que não possuiria poder de influenciar realizações posteriores.

"O que é preciso melhorar não é a auto-estima, mas nossas habilidades de lidar com o mundo"


Sim, nos esforçamos para aprender a lidar melhor com os conflitos, os problemas. Depois, aplicamos nosso aprendizado em ações, em comportamento. Funcionou? Basta verificar como ficou nossa auto-estima.

Sua auto-estima anda em baixa? Observe, então, como estão suas habilidades para enfrentar seus problemas, seus obstáculos, seus conflitos. Na dúvida, procure aperfeiçoá-las. Leia, informe-se e aplique novos conhecimentos, tente novos caminhos. Aprenda natação. Faça um curso de oratória. Converse com amigos. Faça novas amizades. Estude filosofia. Escolha novos caminhos. Sua auto-estima deve recuperar-se e... Sua felicidade também!