terça-feira, setembro 01, 2009

Respire, esta é a sua vida!...

Respiração. Um ato tão comum, necessário, repetido desde o nascimento. E tantas pessoas com tanta dificuldade para realizá-lo com equilíbrio, leveza, plenitude!

Nesta semana uma aluna disse, com todas as letras:

-Eu literalmente não respirei até 30 anos de idade. Como é possível aprender a respirar, agora?!

Eu repliquei na hora:

-Com certeza não é a única coisa errada que você fez até os 30 anos. Muitas delas você já caiu na real e corrigiu. Por que não fazer o mesmo com sua respiração?!


Ela ficou quieta, concordou, sorriu. Eu costumo dizer que "respiração curta" é um mal muito comum e de origem quase sempre semelhante. Faço analogias. É como uma criança a se esconder atrás do sofá ou de uma árvore. O perigo pode ser a mãe autoritária, o irmão briguento, o boi-da-cara-preta, o bicho papão, o banho, o jiló na mesa... Qualquer coisa que a imaginação permita. Imagine a situação. Você, escondendo-se de um perigo. Sua respiração pode ser a delação e qualquer ruído pode oferecê-lo ao perigo.


Sim, esta ausência de respiração afeta o metabolismo. A queima dos nutrientes por nossas células depende do oxigênio. Qualquer queima precisa de oxigênio. Sem ele, as células têm seu desempenho comprometido. A gordura em excesso no sangue não é completamente eliminada. Os órgãos -compostos por tecidos que, por sua vez, são formados por células- funcionam a "meia carga". Com o tempo, o risco de desequilíbrios mais graves e doenças passa a ser preocupante.


Várias modalidades esportivas são eficientes desinibidores da respiração. Pilates, para mim, é uma das mais poderosas. Sem a respiração correta os exercícios ficam mais difíceis de serem executados. Sim, o difícil é tornar prática esta consciência. Vícios de respiração têm origem no campo das emoções e diminuí-los passa pela revisão da "postura emocional" da pessoa. Nem sempre há esta disposição...


Procuro, então, estimular através da imagem do que acontece com o ar ao entrar nos pulmões: a troca gasosa -gás carbônico por oxigênio-, os brônquios, bronquíolos e alvéolos, antes atrofiados e, depois, ativos, energizados e promovendo intensa atividade e vitalidade. E, através da experiência da respiração intensa e plena, observar suas emoções, suas origens e "atualizá-las".

Aquela criança que queria se esconder atrás do sofá cresceu, estudou, passou por experiências e merece uma vida mais livre e sadia.