domingo, setembro 27, 2009

27 de setembro, Dia Mundial do Coração


Doenças cardíacas são a maior causa de mortes em todo o mundo. A World Heart Federation (WHF) -Federação Internacional do Coração- criou, em 2000, O Dia Mundial do Coração e em 2009 o tema da campanha é Work with Heart, trabalho com o coração.

A proposta é que as empresas motivem seus funcionários a incorporar hábitos saudáveis no dia-a-dia e, assim, reduzir índices de doenças do coração e infartos. Milhões de anos produtivos são perdidos anualmente por causa de doenças cardiovasculares e este é um desafio significativo no sistema econômico mundial, especialmente em períodos de crise financeira. O Forum Econômico Mundial reconheceu a importância da saúde do funcionário para qualquer empresa atingir seus objetivos. Perde-se com queda de produtividade individual, pelas licenças médicas, pelo abalo emocional de quem possui parentes cardíacos, pelo custo social -repassado às empresas através dos impostos- dos exames, consultas e internações...



No dia 10 passado, ao iniciar a divulgação da campanha, a WHF lançou o livro Eat for Goals (Coma pelos Gols), para crianças entre 5 e 11 anos que praticam futebol. É uma iniciativa para transmitir uma mensagem simples, a de que uma vida sadia tem como base uma alimentação saudável. A fundação deixa claro que é um alerta para um crescente problema infantil grave, a obesidade.

Reflita e valorize o funcionário que se mantém ativo. Valorize a empresa que incentiva o esporte e a prática de atividades físicas. Divulgue a importância de atitudes concretas nesta direção!

Será que haverá um dia em que empresas de qualquer porte e headhunters irão procurar por candidatos a funcionários nas academias e nos clubes?!

O vídeo abaixo é uma peça da campanha deste ano. Vale a pena assistir!