domingo, dezembro 13, 2009

Jean Manzon: relíquias em video


Juscelino Kubitschek e Lucio Costa onde hoje é Brasília - Fotografia de Jean Manzon


Encontrei o acervo de Jean Manzon. Disponível na internet.

Os que são jovens há mais tempo lembram das reportagens ufanísticas, nacionalistas e com belas imagens sobre nosso país. Canal 100! Antes dos filmes, nos cinemas, vinham imagens de grandes obras, jogos importantes no Maracanã, notícias do governo e notícias do grande Brasil...

Está em http://www.acervojeanmanzon.com.br/

Copie esse endereço para seu navegador e acesse o site. Vale a pena. Veja em "videos", por exemplo, imagens de Santos Dumont, dos bondes circulando pela Rio de Janeiro de 1957, das obras da ponte Rio-Niterói em 1969, da Amazônia, da Salvador de 1982, de tantos lugares em épocas que ficam apenas na memória...



No final dos anos 70 (sim, anos 1970!) fui professor particular de Louise, uma requintada menina, delicada e talentosa filha de Jean Manzon. Ensinei desenho e fiquei sabendo que, hoje, ela é artista, reside na França há muito tempo. Desde aquela época eu assistia os documentários de Jean Manzon com interesse especial. Ele já tinha mais idade e faleceu em 1990, deixando um riquíssimo acervo de fotografias e documentários. Eu admirava seu trabalho e sua personalidade. Tudo isso, sem dúvida, permanece em meu inconsciente e influencia minha visão do mundo...

Condição física e desempenho intelectual

A mais recente edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences apresenta uma pesquisa que indica uma relação entre a boa condição física (no caso, a condição cardiovascular) e o desempenho intelectual.

Para os pesquisadores, exercícios aeróbicos podem ser o "mediador e conector fisiológico" entre exercício físico e cognição (inteligência).



Pesquisadores suecos estudaram mais de 1,2 milhões (!) de pessoas nascidas de 1950 a 1976. Concluíram que:

1. Condicionamento cardiovascular, e não força muscular, estava associado com superior performance cognitiva.

2. Condicionamento cardiovascular aos 18 anos poderia indicar futuros status socioeconômico e conquistas educacionais.


Mais, ainda. Os autores sugerem que o ambiente e, não, a genética, influencia maciçamente a associação entre condicionamento físico e inteligência. As descobertas dão mais força à teoria de que promover incentivos à prática de atividades físicas pode servir como estratégia de saúde pública para conquistas na área da educação.



Quem me conhece sabe o quanto reforço a importância da oxigenação promovida pela melhor condição cardiovascular. Pedalar, nadar, correr, caminhar, pular, dançar, tudo isso, agora está comprovado, aumenta, também, a condição de pensar e raciocinar.

Mais oxigênio, mais nutrientes e as células, todas elas, funcionam melhor. Inclusive as células do cérebro.

Inclusive neurônios!

---
Está em http://www.pnas.org/content/106/49/20551

“Cardiovascular fitness is associated with cognition in young adulthood” by Maria A. I. Åberg, Nancy L. Pedersen, Kjell Torén, Magnus Svartengren, Björn Bäckstrand, Tommy Johnsson, Christiana M. Cooper-Kuhn, N. David Åberg, Michael Nilsson, and H. Georg Kuhn (see pages 20906–20911).