segunda-feira, janeiro 04, 2010

Beatles e a história de uma época


Acabo de ler um magnífico livro de 700 páginas.

Can't Buy me Love descreve como o mundo viveu os anos 60 do século XX. A partir da trajetória dos Beatles, analisa com intensidade o momento político-cultural desde o pós-guerra até o declínio da contracultura.

Mostra como aqueles quatro simplórios liverpudlianos transformaram-se no maior fenômeno comercial de todos os tempos e como influenciaram a vida de tanta gente com muito mais que sua música: com seus trejeitos, seu deboche, sua forma de ver o mundo e com muita sorte -ou destino- de estarem no lugar certo, no momento certo, com as pessoas certas.

Tece uma análise muito rica das músicas e, de forma fria, do comportamento de cada um dos Fab Four. Mostra como o assassinato de John Kennedy criou um clima altamente favorável à aceitação de uma banda de rock inglesa que mostrava quatro rapazes unidos pela aparência e, como um grupo adolescente, falava, vestia-se e comportava-se de forma idêntica. Revela como foram "fabricados" e como descobriram e desenvolveram talentos. Como foram manipulados e o quanto manipularam. E como se saturaram de poder, dinheiro, fama...

Uma leitura densa e provocante. Para quem viveu ou para quem se interessa pela época e pelo resultado dela.

Simplesmente, somos o que somos devido às transformações sociais decisivas que aconteceram naquele período.