terça-feira, março 09, 2010

Esqueceram Marina...

Correio Brasiliense, 08-03-2010, coluna de Denise Rothenburg

"Na homenagem às ambientalistas, feita pelo Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva sequer é citada

(...) Quando se fala em mulher e defesa do Meio Ambiente, qual é um dos primeiros nomes que vem à sua mente, caro leitor? Na minha, com todo o respeito às demais ambientalistas e sem qualquer conotação eleitoral, é o da senadora Marina Silva, que saiu do PT no passado e se filiou ao PV.

Assim como Dilma, Marina é pré-candidata a presidente da República. Talvez por isso, esteja fora da homenagem e do debate organizado dentro do ministério que ocupou e pelo qual lutou e ajudou a fortalecer. Ela saiu de lá em maio de 2008 justamente por causa de uma trombada com a ministra da Casa Civil, que queria pressa nas obras de infraestrutura e jogava no Ministério do Ambiente a culpa por atrasos de cronograma.

A solenidade do ministério, organizada pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, colocará os holofotes sobre quatro mulheres que vão comandar o debate “A contribuição das mulheres brasileiras ao ambientalismo brasileiro”. Como mediadora, a secretária-executiva do ministério, Izabella Texeira. À mesa, estarão Bertha Becker, Tereza Urban e Isabel Cristina Moura de Carvalho, todas relacionadas com a causa. As homenageadas terão suas biografias resumidas em marcadores de páginas que o ministério lança amanhã. Além da geógrafa Bertha Becker e de Magda Renner, pioneira na defesa do meio ambiente no Brasil, haverá uma homenagem póstuma a irmã Dorothy Stang e a Judith Cortesão.

Na homenagem às ambientalistas, feita pelo Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva sequer é citada. É como se o PT quisesse sumir com a biografia daqueles que deixaram seus quadros. Nos bastidores, ela é vista como a “ameaça verde”. A homenagem de hoje, do Ministério, passou inclusive a alguns políticos a impressão de que o objetivo é mesmo levantar outras mulheres e colocar Marina no fundo do palco do ambientalismo nacional.(...)"

---

Ao ser questionada, Marina Silva declarou:

"As mulheres têm uma facilidade muito grande de fazer processos mais abertos, mais democráticos. Apostam mais no consenso do que na disputa, têm mais facilidade de dividir a autoria das coisas, o reconhecimento, a realização. E isso quando é transferido para dentro das empresas, dos sindicatos, das associações, do poder público, tem uma força transformadora enorme."

Campanha Ficha Limpa


Há um movimento que tenta diminuir (ou acabar) com a corrupção no Brasil. A Campanha Ficha Limpa conseguiu levar adiante uma lei anti-corrupção e é importante pressionar nossos deputados a aprová-la. Se esta lei passar, políticos corruptos serão removidos das eleições!

É incrível, com a pressão das 15.506 mensagens que enviaram, venceram o primeiro obstáculo: os deputados responsáveis por encaminhar o Projeto de Lei "Ficha Limpa" concordaram em levá-lo para votação!

Esta lei proibirá a candidatura de políticos condenados por crimes como corrupção e desvio de verbas públicas nas eleições.

Porém, a etapa final ainda está por vir. Não basta terem apresentado a lei, agora os deputados devem votar "SIM". A ideia, agora, é juntar 2 milhões de nomes para deixar claro que caso eles não votem na lei da Ficha Limpa, perderão muitos votos em outubro! Este é o link, caso queira participar:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK

(copie e cole no seu navegador)