segunda-feira, agosto 16, 2010

Parkia Consultoria


Nome científico: Parkia pendula (Willd.) Benth. ex Walp.
Família: Fabaceae.
Sinônimos botânicos: Inga pendula Willd., Mimosa pendula (Willd.) Poir.
Outros nomes populares: andirá, boloteiro, faveira, faveira-bolota, pão-de-arara, arara-tucupi, visgueiro, boloteria, rabo-de-arara, jupuuba, fava-bolota, faveira-de-chorão, visgueira, joerana, joeirana, arara-petiu, faveirão, joarana, juerana, jupiuba, jupuuba, macaqueiro, mafua, muira-rema, muirareina, paricá, pau-de-arara, procaxi, sabiu, pau-de-sândalo.
Propriedades medicinais e indicações: assepsia de úlceras e feridas, hemorragias.


FOCO
Meio Ambiente
Ações socioambientais
Turismo Sustentável
Arquitetura e Urbanismo Bioclimáticos
Desenvolvimento Humano


Pioneira no Programa de Certificação em Turismo Sustentável – PCTS / Bem Receber. Responsável pela integridade da aplicação (Fases I e II) do programa na região de Ilhéus e Itacaré, Bahia. Responsável pela Fase I da aplicação do programa na Chapada Diamantina, Bahia. 2005/06.

Treinamento e capacitação da comunidade indígena Tupinambá, em Olivença, distrito do município de Ilhéus, Bahia, com ênfase na inclusão na atividade turística. 2006.

Planejamento, projeto e implantação da Hospedaria Morro de Pedra, em Boa Vista do Tupim, com ênfase em turismo sustentável, rural e científico. A partir de 2005.

Coordenação local do evento internacional promovido pelo TOI – Tour Operators Initiative, associação das maiores operadoras turísticas internacionais, pela sustentabilidade da atividade turística. Realizado em Itacaré em 2005.

Criação e formatação do abrangente projeto "Revitalização Urbanística, Ambiental, Social e Econômica da região sob influência da Lagoa Encantada, Ilhéus, Bahia", com finalização prevista para outubro de 2010.

fred@parkia.com.br

Lagoa Encantada: ATIL animada!



Apresentamos agora pela manhã a estrutura do projeto de revitalização da Lagoa Encantada a alguns membros da Associação de Turismo de Ilhéus - ATIL. O foco principal é o ecoturismo mas, claro, sem capacitação e infraestrutura, nada seria possível.

O resultado foi fantástico. Todos puderam contribuir, comentar, criticar, elogiar. Unanimidade no pensamento de que é um projeto diferenciado e que todos devem se unir pelo seu sucesso.

Os diversos programas estão sendo formatados, em cinco eixos temáticos: Gestão, Educação, Qualidade de Vida, Ocupação e Renda e Ecoturismo. A metodologia prevê encontros desse tipo, nesta fase, para permitir, justamente, esta participação e coletar mais ideias que possam ser agregadas ao projeto.



É o início, o ponto de partida. A equipe está ainda mais animada, assim como percebemos os membros da ATIL! Parabéns a todos!