quarta-feira, novembro 17, 2010

Palestra?!! Nem pensar, isso já era!



Mais de 50 pessoas, entre trabalhadores de fábrica, segurança, escritório, da Cargill. Acabaram seu turno. Poderiam estar a caminho de casa. E a missão: uma palestra sobre qualidade de vida. Simples. Iniciar com a importância de uma boa alimentação. Continuar com o efeito dos exercícios. E terminar com o quanto dormir bem renova as energias.

Sucesso! Todos estarão dormindo em alguns minutos!

Nada disso!

Acabou essa história de palestra e palestrante. Esqueça a rotina de um "especialista" preparar 50 slides e lê-los para uma plateia silenciosa. A não ser que apresentem uma oportunidade em que este script tenha dado certo. Não. Não. E não!

Somos educadores e precisamos compreender o que envolve uma plateia e o que vai fazê-la compreender uma mensagem. Sim: uma mensagem. Talvez duas. Vá com calma, concentre-se no que pretende demonstrar e tenha absoluta confiança de que a mensagem é útil, muito útil. Depois, a estratégia. Criatividade e impacto, sem exageros, sem estrelismo. Bom, pela resposta da minha audiência, acredito que cheguei perto disto.



Foi a SIPAT da Cargill. Homens e -algumas- mulheres trocando de lugar, conversando entre si, contando suas histórias (em 60 segundos!), percebendo a si e aos outros. Depois, em pé e em círculos, exercitando e percebendo o quanto estão abertos a iniciar e estimular felicidade e bons relacionamentos.

Gelo quebrado, picado e moído, hora de ouvir um pouco. O que acontece do prato ao sangue. Carboidratos quebrados, glicose no sangue. Energia para a... Célula! Ela, sim, trabalha incessantemente. Com a ajuda do oxigênio -viva a respiração- aqueles pequenos pedaços de nossa estrutura queimam a energia dos nutrientes e trabalham. Com pouco oxigênio ou nutrientes em quantidade ou proporção inadequadas, o resultado é o funcionamento incompleto de tecidos e órgãos. Aceleração do processo de envelhecimento.

Mas o envelhecimento, por outro lado, pode ser um processo pleno e, digamos, indolor. Todos deitados no chão, luz no mínimo. São convidados a, de olhos fechados, visualizarem a si mesmos. Sim, mas muito mais velhos. Deveriam imaginar-se com 80 anos.

-Como é este senhor, ou senhora? Tem saúde? Está lúcido, forte, poucas rugas? Está... Vivo?

Congratulações! Mas esta é uma imagem e todos terão que concentrar-se muito nelas para chegar próximos e usufruir de uma velhice produtiva e participativa.

-Quando tiver dúvida, a partir de hoje, pergunte ao seu velhinho!

Foi muito bom.