domingo, setembro 04, 2011

Prepare-se e curta seus esportes por toda a vida!

Esportes promovem saúde. Algumas horas, ou minutos, jogando tênis, surfando, dançando, lutando judô ou jogando capoeira são momentos especiais. Músculos, órgãos, sangue atuam em sintonia e, como mágica, nos deixam mais dispostos, energizados, felizes. Mas há uma crença, transformada em comportamento, que aposenta precocemente muitos que amam certos esportes: "esportes são uma forma de condicionamento físico". Não são.

Aumentou muito o número de pessoas que sentem-se frustradas por ter que abandonar uma prática esportiva que amavam. Isto não acontece por exagero, por excesso de dedicação. O motivo, na grande maioria dos casos, é a mais simples "falta de prevenção".
- Não perdia uma aula de spinning! As aulas eram animadas, eu não via o tempo passar... Minha lombar e meus joelhos acabaram não aguentando. Na empolgação, a última coisa em que eu pensava era na minha postura.

- Dança era tudo para mim!... Quando meus joelhos começaram a doer, não dei bola e aumentei ainda mais minhas horas de aulas. Para mim, a prática iria fortalecer minhas pernas e acabar com as dores...

- Comecei a sentir meu ombro e meu cotovelo depois de um domingo em que joguei tênis quase o dia todo... Achei que eram apenas dores do cansaço e continuei minha rotina de jogar duas ou três vezes por semana. Tive que deixar de jogar e hoje eu sinto falta do prazer que as quadras me traziam.

Quase todos poderiam estar, ainda, sentindo a satisfação de uma prática que os deixava mais relaxados, com a auto-estima elevada. Ao contrário, amargam tratamentos, fisioterapia, remédios e, pior, sedentarismo.

Por outro lado, há quem tenha aprendido -e tenho me esforçado nesta tarefa!- que há, sempre, "ossos e filé", um preço a se pagar pelas conquistas. Refiro-me à boa e conhecida musculação. Não aquela musculação arcaica, anabolizada, sufocada e sofrida, mas, sim, ao condicionamento físico realizado com auxílio de aparelhos com pesos, halteres, combinados com exercícios aeróbicos em esteiras, bicicletas e elípticos, por exemplo. Falo da musculação devidamente estudada e prescrita com foco nas efetivas necessidades de quem pratica. Com esta nova musculação é possível preparar-se para, efetivamente, praticar spinning com riscos muito menores, dançar e jogar tênis com os amigos até idades avançadas.

É possível, finalmente, manter uma condição física diferenciada. Muitas vezes, a única prevenção e o único tratamento eficiente para dores é fortalecer músculos. Músculos fortes protegem as articulações e elas estão por toda parte: coluna vertebral, joelhos, cotovelos, ombros, quadril... Articulações preservadas pode ser a garantia de uma longa vida e permanente usufruto dos benefícios sociais e físicos do esporte!

Há quem considere "musculação" entediante, repetitiva, um mero culto ao corpo. Hoje é consenso entre especialistas que ela pode ser uma condição para uma vida muito mais prazerosa. Pergunte aos que praticam!